Grupo no Telegram

Criei um grupo no Telegram, para quem não consegue/pode usar IRC:

Para quem já tem Telegram é só seguir o link

Quem não tiver dê uma olhada em https://telegram.org/

Já entrei. Tenho algumas reservas, nomeadamente:

• o facto de não ser encryptação end-to-end (ao contrário do Signal ou do hack.chat)
  • poder revelar o nosso número de telemóvel (que no meu caso não é problema) a quem não tem isto configurado como deve ser.

Ainda assim, acho uma boa ideia para:

• reuniões informais (já que é user-friendly ao contrário do IRC)
  • votação mais à frente para ser um dos canais de comunicação se a maioria achar boa ideia e tendo a ressalva do que disse acima.

Mais opiniões?

R.

O grupo de Telegram até tem estado bem activo. Quem se queira juntar:

Ficam ressalvadas acima as questões de segurança do Telegram (para privacidade, usem antes Signal). Aliás, este grupo é público e mais usado para “lounge”, tal como o IRC. Qualquer pessoa é bem vinda.

A nível de experiência de utilizador, é difícil de bater o Telegram.

No entanto, o canal oficial de comunicação, não devia ser de código aberto? O Telegram tem clientes de código aberto, mas tanto quanto sei, o código de servidor ainda não foi disponibilizado (honestamente adorava estar errado neste aspeto, por isso avisem se for código-aberto)

O IRC é um excelente candidato, no entanto como já foi referido acima, não tem encriptação E2E.

A minha sugestão seria a de se usar riot.im.
É um cliente código-aberto que faz uso do protocolo Matrix.

O protocolo Matrix tem suporte para encriptação E2E e para atingir esse fim, usa a biblioteca Olm que implementa o algoritmo Double Rachet (de reparar que um dos autor do Double Ratchet é o Moxie Marlinspike, autor da aplicação Signal que usa o mesmo algoritmo)

Ainda a favor, o governo francês também parece ser fã desta aplicação e já anunciou o seu suporte e uso desta.

Vantagens:

• Código aberto
  • Federado
  • Facilmente alojado em servidores privados
  • Encriptação E2E se necessário
  • Basta um nome de utilizador para ter acesso, evitando assim possíveis problemas de privacidade

Desvantagens:

• Lento
  • UX ainda deixa a desejar, embora haja um redesign anunciado, mas ainda vai levar tempo.

Não conto com isto dizer que Telegram é mau, mas apenas apresentar outras possibilidades, talvez mais adequadas em espírito com este grupo.

P.S.: Devido a limitação de dois URL para novos users, certas ligações ficaram de fora deste comentário.
Se quiserem mais informações sobre o suporte do governo françês (1), o redesign (2) ou informação sobre o algoritmo de Double Rachet e a sua associação com o autor do Signal (3) por favor abram:

1. Twitter (matrixdotorg/status/984823703543435269)
  2. Medium (@RiotChat/a-sneak-peek-at-a-whole-new-riot-im-1114df653782)
  3. Wikipedia (wiki/Double_Ratchet_Algorithm)

Completamente de acordo. Ainda hoje me encontrei com uma pessoa que percebe de segurança e torceu o nariz quando falei do telegram. É excelente em termos de aplicação, mas tem as desvantagens já mencionadas.
Se esta for a decisão, e em vez de nos juntarmos a um já existente a ideia for termos o nosso próprio servidor matrix, estou disposto a ajudar na configuração (nunca fiz nenhuma mas não me importo de investir o tempo).

Nota: o matrix tem também a vantagem de conseguir ligar vários servicos: ou seja, alguem pode estar a aceder ao chat globar no irc e outra pessoa no riot.im.

A imagem explica melhor:

Nota2: apercebi-me agora que a sugestão era apenas usar o cliente riot.im. Either case, estou disposto a ajudar a montar um servidor destes.

Sugeri cliente apenas por motivos práticos.

Tal como referi, o serviço é federado e pode ser alojado em servidores privados.
Se alguém se quiser chegar a frente com servidor, acho que faz todo o sentido.

Sinceramente eu não tenho problemas com o servidor não ser software livre. O que me importa é não ter de correr software proprietário no meu computador.

Atenção que o Telegram não usa E2E por defeito! Ele só encripta as mensagens quando estamos dentro de um Secret Chat, sendo que estes só funcionam no telemóvel, não sincronizam com outros dispositivos e não dão para falar em grupo.

Já tentei usar o Riot durante algum tempo, mas ele é mesmo pouco reliable. Montes de vezes as mensagens ficam penduradas, ou de uma cor estranha (normalmente vermelho ou verde) e nunca são enviadas.
Praticamente todas as semanas acontecia que as chaves de algum dispositivo deixavam de ser reconhecidas por outra pessoa e elas tinham de fazer reset. Tudo isto sem qualquer explicação, o Riot simplesmente dizia que não era possível desencriptar a mensagem (e não havia muito a fazer, porque o Riot de quem envia tem de encriptar as mensagens com a chave de todos os destinatários e se um falha, ele nunca vai conseguir ver a mensagem).

FYI, existem servers de telegram em software livre (ainda que não saiba se existe um oficial).

O canal no Telegram linkado no primeiro post não é oficial (não está anunciado na homepage), foi uma iniciativa do Diogo. E penso que tem resultado mesmo muito bem (mais activo que o fórum - bem que se podia pensar em torná-lo oficial).

Também não é privado, mas de acesso público. Um pouco como o canal do IRC. Assim, as questões de segurança da informação são menos prementes.

Quanto a outras soluções de comunicação em geral, estamos sempre abertos a novas propostas. Mas diria que os detalhes técnicos de funcionamento, sendo importantes, não serão o único critério a atender. A questão da praticabilidade muitas vezes sobrepõe-se. Não vale a pena usarmos uma plataforma muito boa mas muito complicada se depois não temos quem saiba mexer nela para fazer alterações ou lidar com problemas que surjam, ou mesmo se ficarmos excessivamente dependentes de uma única pessoa capaz de o fazer…

Pessoalmente penso que este fórum funciona q.b. para assuntos públicos, mas para discussão entre membros talvez fosse melhor adoptar uma das alternativa open source ao slack, e talvez o riot seja uma possível solução. Mas como disse acima, não basta ser uma solução do ponto de vista teórico :wink:

Isto é um assunto que pode ser debatido na AG.