Bem vindo ao Estado Digital!

Olá a todos!

Criei este tópico para quem estiver interessado neste grupo de trabalho ter a oportunidade de se apresentar e transmitir quais são os seus principais interesses nesta categoria, ideias para por em prática na D3 etc… e começar a organizar trabalho e tarefas, e que começar a dar trabalho à Direcção com propostas de acção.

Pessoalmente acho que este tema tem grande potencial de intervenção junto das instituições públicas nomeadamente:

• dados abertos;
  • as boas práticas em termos de utilização dos dados privados dos cidadãos;
  • acessibilidade aos portais públicos;
  • o cumprimento do regulamento das normas abertas por parte das entidades públicas.

Digam de vossa justiça,

Olá,

Embora não tenha aderido formalmente ao grupo, posso contribuir pontualmente em matéria de Direito Administrativo, pois sou defensor assíduo da Lei de Acesso a Documentos Administrativos.

Tenho ainda um bom track record (4 processos) em Tribunal Administrativo de forçar as entidades e dar informação. Apenas dois dos acórdãos estão online, a saber: acórdão 1, acórdão 2.

Assim, proponho-me a colaborar na área dos dados abertos / dados públicos, e/ou a ajudar as pessoas a conseguirem aceder a esses dados (ou determinar, se for fácil, se são dados abertos e administrativos ou fechados e nominativos.

Em relação a dar trabalho à direcção, cá vos esperamos… :smiley:

R.

Seria interessante a D3 publicar minutas de cartas para solicitação de Documentos Administrativos, ou até criar um procedimento para solicitar esses documentos, por terceiros que venham ter connosco, com o objetivo de manter o seu anonimato perante o Estado.
Que acham?

Olá,

Direito Administrativo é a minha praia. E devemos também colocar minutas de recursos hierarquicos e minutas de envio de processos para a Comissão de Acesso a Documentos Administrativos.

Nestas três vertentes é alterar uma minha e colocar. Mais alguém quer isto?

R.

E em relação à possibilidade da D3 solicitar documento por outros?
Podes colocar aqui (ou numa área reservada do fórum) os teus exemplos para criarmos as minutas.
Depois faço uma proposta à Direção “oficial” noutro tópico.

Nesse caso só por procuração. E como nunca fiz, presumo que o @Eduardo saiba melhor do que eu como fazer uma. :slight_smile:

Legalmente, não podemos, por interposta pessoa, solicitar docs “a pedido de”, a menos que a D3 tenha uma procuração da pessoa nesse sentido.

Ed: há procurações que se possam fazer especificamente para isto?

De qualquer forma, nos próximos dias coloco aqui algumas minutas editadas.

R.